De acordo com documento Currículo Básico da Educação Josefense, para muito além dos conteúdos, a Educação em Direitos Humanos preocupa-se com práticas, atitudes e valores. As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) destacam, em seu quarto artigo, as dimensões que se fazem necessárias para uma formação integral e sistemática em educação em direitos humanos. Essas dimensões são interdependentes, pois o desenvolvimento de cada uma isoladamente depende dos demais e apenas juntas alcançarão os objetivos almejados.
São dimensões presentes nas DNEDH:
1. Apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local.
2. Afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade.
3. Formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, cultural e político.
4. Desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados.
5. Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da gestão educacional pautada nos preceitos da meritocracia escolar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.