De acordo com Chiavenato, a Gestão de Pessoas gerencia o que as empresas têm de mais importante, que é o seu Capital Intelectual. O conhecimento ficou na dianteira de todos os demais recursos organizacionais, pois todos eles passaram a depender do conhecimento. O conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humana. Contudo, o conhecimento é um recurso diferente, ele não ocupa espaço físico, ele é um “ativo intangível”. Sobre informações e referências corretas sobre o “ativo intangível” na organização, analise as assertivas abaixo.
I. Em uma organização do conhecimento, os assuntos financeiros não representam necessariamente o verdadeiro valor do negócio.
II. Os ativos intangíveis são ativos ainda não mensuráveis pelos tradicionais métodos da contabilidade.
III. Os ativos intangíveis são identificados como “nossas pessoas”, “nossos clientes” e “nossa organização”.
IV. O valor total dos negócios da organização deve ser calculado apenas pelos ativos tangíveis que formam o capital financeiro.
V. As organizações bem-sucedidas monitoram mais seus ativos tangíveis do que seus ativos intangíveis, pois o valor dos tangíveis supera, muitas vezes, mais o valor dos ativos intangíveis.
VI. Muitas organizações desenvolvem esquemas de educação corporativa e universidades corporativas e virtuais para melhorar a gestão do seu capital intelectual.
É correto o que se afirma em
II, III e IV, apenas.
I, II, III e VI, apenas.
I, III, V e VI, apenas.
III, IV, V e VI, apenas.
I, II, IV e VI, apenas.
Para resolver esta questão, é essencial compreender o conceito de ativo intangível e como ele se aplica dentro das organizações. Ativos intangíveis incluem elementos como o conhecimento, habilidades, marca, reputação e relações com clientes, que são essenciais para o valor e a operação de uma empresa, mas não são facilmente quantificáveis em termos financeiros. A análise das assertivas deve ser feita considerando a importância dos ativos intangíveis e a tendência moderna das organizações em valorizar e gerir o capital intelectual.
Reflita sobre a natureza e a importância dos ativos intangíveis nas organizações modernas.
Considere a relação entre ativos intangíveis e a avaliação do valor de uma empresa.
Leia atentamente as assertivas e identifique quais delas estão em consonância com a valorização do capital intelectual e conhecimento dentro das organizações.
Confundir ativos intangíveis com ativos tangíveis e sua forma de avaliação.
Desconsiderar a importância dos ativos intangíveis na avaliação do valor total de uma organização.
Ignorar a tendência das organizações modernas de investir na gestão do capital intelectual.
Ativos Intangíveis: São elementos não físicos que contribuem para o valor de uma empresa. Incluem conhecimento, habilidades, reputação, e relações com clientes e parceiros.
Capital Intelectual: Refere-se ao valor gerado pelo conhecimento, habilidades e inovação dos empregados de uma organização.