De acordo com a Lei nº 6.404/1976, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) tem como objetivo evidenciar o valor da riqueza gerada pela companhia, e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza como empregados, financiadores, acionistas, governo, dentre outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída. Com base na Lei nº 6.404/1976 e no Pronunciamento Técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os dados utilizados para elaboração da DVA são obtidos, principalmente, a partir da Demonstração do Resultado do Exercício.
De acordo com a Lei citada, a obrigatoriedade de elaboração da DVA está restrita às empresas constituídas sob a forma de sociedades por ações de capital fechado.
A DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB).
Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui, também, o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade, a exemplo de royalties e resultado de equivalência patrimonial.