De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), há que se considerar, ainda, que a cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas nas sociedades contemporâneas. Em decorrência do avanço e da multiplicação das tecnologias de informação e comunicação e do crescente acesso a elas pela maior disponibilidade de computadores, telefones celulares, tablets e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, não somente como consumidores. Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil. Por sua vez, essa cultura também apresenta forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar.
Portanto, qual deve ser o papel da escola nesse contexto descrito? Marque a alternativa CORRETA.
À escola é definido o papel de afastar os conteúdos irrelevantes e perigosos da internet e ainda, acompanhar constantemente toda ação estudantil nesse novo ambiente virtual.
À escola não tem papel definido nesse processo, haja vista que a nova era midiática deve estar associada apenas ao ambiente familiar do estudante.
À escola é imposto os desafios ao cumprimento do seu papel em relação à formação das novas gerações, portanto, cabe à instituição escolar preservar seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada e contribuir para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais.
À escola, esses recursos trouxeram os benefícios de subtraírem todas as formas de obrigar o estudante a estar presente fisicamente no ambiente escolar, podendo o mesmo optar interinamente pelos estudos através das mídias digitais.