De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao componente Língua Portuguesa, cabe proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens de gêneros tradicionais ou não. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:
A BNCC procura contemplar a cultura digital, diferentes linguagens e diferentes letramentos, desde aqueles basicamente lineares, com baixo nível de hipertextualidade, até aqueles que envolvem a hipermídia, contribuindo não somente para uma participação mais efetiva e crítica dos estudantes nas práticas contemporâneas de linguagem, mas também permitindo que o estudante possa ser um usuário da língua/das linguagens mais competente.
As práticas de linguagem contemporâneas envolvem novos gêneros e textos com a característica digital e democrática: todos podem acessar textos/comentários e se alimentar continuamente por meio da Web. Por ser um espaço livre e bastante familiar para crianças, adolescentes e jovens de hoje, a escola deve observar, mas não deve levá-la em consideração nas suas análises.
Ao contemplar os novos letramentos, essencialmente digitais, a escola deve gradativamente deixar de privilegiar o texto escrito/impresso, assim como deixar de considerar gêneros e práticas consagradas pela escola, tais como notícia, reportagem, entrevista, artigo de opinião, charge, tirinha, crônica, conto, verbete de enciclopédia, artigo de divulgação científica, etc., próprios do letramento da letra e do impresso.
A BNCC contempla as práticas de linguagem contemporâneas, partindo do princípio de que, se o estudante é familiarizado e usa o ambiente virtual, ele está incluído na cultura digital. Dessa forma, os estudantes já compreendem e levam em conta as dimensões ética, estética e política desse uso, lidando de forma crítica com os conteúdos que circulam na Web.