Leia o texto para responder às questões de números 47 e 48.
... o conceito de multiletramentos – é bom enfatizar – aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossas sociedades, principalmente urbanas, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica.
(ROJO, R., “Pedagogia dos multiletramentos”. Em: ROJO e MOURA, 2012)
De acordo com a autora, a multiplicidade cultural das populações deve ser pensada nas propostas educacionais considerando-se
a visão desessencializada de cultura(s) decorrente da vida em sociedades de híbridos impuros.
a hibridação das culturas como fator de discriminação em sala de aula dos grupos minoritários.
a importância do cânone para o combate a modelos de cultura que pouco agregam aos alunos.
a ênfase nos pares antitéticos de cultura, a saber, erudita/ popular, central/marginal e canônica/de massa.
a falta de supressão de processos de desterritorialização e de hibridação, devido às novas tecnologias.