De 1969 até meados da década de 1970, a Fundação Nacional do Índio (Funai) manteve silenciosamente em Minas Gerais dois centros para a detenção de índios considerados “infratores”. Para lá foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias, oriundos de pelo menos onze estados das cinco regiões do país. Ambos eram geridos e vigiados por policiais militares sobre os quais recaem diversas denúncias de torturas, trabalho escravo, desaparecimentos e intensa repressão cultural. Entre os presos, estavam indivíduos que lutavam contra a invasão de áreas hoje oficialmente reconhecidas como territórios indígenas.
<https://tinyurl.com/p9uk5vm> Acesso em: 03.10.2018. Adaptado
De acordo com o texto e o seu contexto, é correto afirmar que
a Funai, criada por Getúlio Vargas, foi reestruturada durante a Ditadura Militar devido a denúncias de maus tratos.
as ações da Ditadura Militar visavam à desmobilização indígena e à liberação de suas terras para atividades econômicas de terceiros.
o período democrático em que a Funai foi criada permitiu que, finalmente, as demandas de povos indígenas fossem atendidas pelo Estado brasileiro.
os governos Médici e Sarney promoveram uma reorganização da política indigenista no intuito de abolir o regime de tutela sobre os indígenas.
os centros criados para promover a assimilação de indígenas à sociedade envolvente foram criados durante o governo Castello Branco.