De 1964 a 1985, o Brasil viveu o período denominado de Ditadura Militar. De acordo com Fausto (1999, p. 513): “Outra noção associada ao regime militar é o autoritarismo. De fato, o regime não teve características fascistas: não se realizaram esforços para organizar as massas em apoio ao governo; não se tentou construir o partido único acima do Estado, nem uma ideologia capaz de ganhar os setores letrados”. Ainda assim, de acordo com o autor: “Quem manda agora não são os políticos profissionais, nem o Congresso é uma instância decisória importante”.
Tendo em vista o texto acima, marque a alternativa CORRETA sobre o Regime Militar no Brasil.
O regime militar utilizou-se amplamente do populismo, ou seja, a classe operária continuou sendo utilizada como um recurso de poder.
As classes estudantil e camponesa não perderam força política e de protesto neste período: as manifestações dessas classes não só eram permitidas como também não eram reprimidas.
Durante a Ditadura Militar brasileira, o poder de mando estava nas mãos da alta cúpula militar, que utilizava os órgãos de informação e de repressão para a manutenção do regime militar.
O Estado não se utilizou de uma burocracia técnica para governar.
Os militares atuaram em bloco e coesos na arena política brasileira, não havendo divergências políticas entre eles.