De 1865 a 1870, a Bacia do Rio da Prata foi cenário do maior conflito entre nações das Américas a Guerra do Paraguai. Ela envolveu o Brasil, a Argentina e o Uruguai, que formaram a Tríplice Aliança contra o Paraguai. Seu início teve lugar logo depois de término da Guerra de Secessão nos EUA; conflito interno entre o Norte industrial e o Sul agropecuário e escravista daquele país.
Sobre a Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:
Dentre as justificativas do governo brasileiro para a guerra encontramse: agressão à Soberania, atravésda ameaça à livre navegação brasileira nos rios Paraná e Paraguai, caracterizada pela ereção da fortaleza de Humaitá sobre o rio Paraguai, e a prisão, em Assunção, do Presidente do Mato Grosso.
Apesar de ficar numa área de fronteiras o território do atual estado do Mato Grosso do Sul, permaneceu livre de intervenções militares paraguaias durante todo o conflito da Guerra do Paraguai.
Uma das grande dificuldades do Brasil em vencer a guerra foi a recusa ao uso das tecnologias avançadas da época, notadamente as máquinas a vapor em trens e navios, ao contrário do que fez o inimigo Paraguai.
Um dos fatores que favoreceram a vitória do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai foi o seu processo de profissionalização iniciado com o fim da Guarda Nacional no ano de 1836.
Apesar da participação de escravos no Exército Brasileiro durante a Guerra do Paraguai, os militares permaneceram insensíveis à causa abolicionista.