PUC-SP Verão 2013

Das 156 pessoas que participaram de um seminário sobre O Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa no Brasil, sabe-se que:  

–90 eram do sexo masculino;
–75% eram alunos da PUC-SP;
–24 eram do sexo feminino e não eram alunos da PUC-SP.

Nessas condições, é correto afirmar que, entre os participantes,
a

80 homens eram alunos da PUC-SP.

b

45 mulheres eram alunas da PUC-SP.

c

o número dos que não estudavam na PUC-SPera igual a 42.

d

o número de homens excedia o de mulheresem34 unidades.

e

a razão entre o número de mulheres que não estudavam na PUC-SP e o daquelas que lá estudavam, nesta ordem, é

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Resposta
E
Tempo médio
19 min

Resolução

Primeiro, organizemos as informações num quadro:

  • Total de participantes: 156
  • Homens: 90
  • Logo, mulheres: 156 − 90 = 66
  • Alunos da PUC-SP: 75% de 156 → 0,75 × 156 = 117
  • Logo, não alunos da PUC-SP: 156 − 117 = 39
  • Mulheres que não estudavam na PUC-SP: 24 (dado)

Complete os demais valores:

PUC-SPNão-PUCTotal
Homens?1590
Mulheres?2466
Total11739156

• Homens que não estudavam na PUC-SP: 39 − 24 = 15.
• Homens que estudavam na PUC-SP: 90 − 15 = 75.
• Mulheres que estudavam na PUC-SP: 66 − 24 = 42.

Agora avaliamos cada alternativa:

  • A) 80 homens eram alunos da PUC-SP → Falso (são 75).
  • B) 45 mulheres eram alunas da PUC-SP → Falso (são 42).
  • C) Não alunos da PUC-SP = 42 → Falso (são 39).
  • D) Homens excediam mulheres em 34 → Falso (diferença 90 − 66 = 24).
  • E) Razão “mulheres não-PUC : mulheres PUC” = \(\frac{24}{42}=\frac{4}{7}\) → Verdadeiro.

Portanto, a alternativa correta é E.

Dicas

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Converta 75 % de 156 em número antes de qualquer coisa.
Monte uma tabela sexo × PUC/não-PUC para visualizar as lacunas.
Lembre-se de que 24 mulheres não-PUC já estão incluídas dentro dos 39 que não estudam na PUC.

Erros Comuns

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Esquecer de transformar 75% em quantidade absoluta.
Confundir número de mulheres totais com número de mulheres não-PUC.
Não montar tabela e, consequentemente, misturar dados.
Revisão
  • Percentual x Quantidade absoluta: 75% de 156 é obtido multiplicando 0,75 por 156.
  • Complemento: se conhecemos um subconjunto, subtraímos do total para achar o outro.
  • Tabela de dupla entrada (sexo × vinculação): ajuda a preencher dados faltantes usando soma em linhas e colunas.
  • Simplificação de frações: dividir numerador e denominador por um mesmo fator comum.
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