CORPO SARADO É SINÔNIMO DE VIDA SAUDÁVEL?
Nas redes sociais lá estão elas: mulheres com corpos sarados e esguios vendendo a ideia de que uma silhueta perfeita é sinal de vida saudável. Essa ‘fitness-mania’ tem tomado conta das mulheres que vão além dos próprios limites para se enquadrar na ditadura da beleza (e do que é definido como boa saúde). Quando não conseguem ser ‘aceitas’ pelos padrões, são engolidas pela baixa autoestima, pela ansiedade e pela depressão.
A psicóloga clínica Camila Mareze, especialista no tratamento de transtornos alimentares e obesidade pelo Hospital das Clínicas – USP, revela que cada vez mais recebe em seu consultório pessoas infelizes por não conseguirem ser como o padrão estabelecido. Esse descontentamento se reflete em várias áreas da vida.
“A ‘felicidade’ está sendo cada vez mais associada aos extremos. Não basta ser saudável, tem que ser sarado. Tem que correr e não caminhar. Como os padrões são sempre 8 ou 80, cada vez mais as pessoas adotaram esses pensamentos, ou seja, se não for para ‘malhar ou correr’, é melhor não fazer nada. Isto está desencadeando cada vez mais transtornos alimentares como a compulsão”, alerta. [...]
A gente sabe que a obesidade está muito ligada aos problemas de saúde. Mesmo os gordinhos que gozam de boa saúde estão muito mais propensos a terem doenças relacionadas ao grande excesso de peso em curto prazo. Entretanto, isso não quer dizer que uma pessoa que não esteja absolutamente dentro do padrão de peso esperado tenha a saúde debilitada. Pelo contrário.
“Hoje nem se respeita mais o perfil do nosso povo. A brasileira tem o corpo com curvas e cada mulher tem um tipo. O que vemos hoje é uma padronização: se não se encaixa em todos os itens, não é bonita. E, consequentemente, não será aceita”, diz. “Um corpo sarado está associado à beleza e não à saúde!”, defende Camila.
Com a autoestima e a autoaceitação abaladas a mulher está se submetendo a qualquer coisa para se encaixar no padrão, para pertencer e deixar de ser ‘excluída’. É fato que todos nós gostamos de ser aceitos, mas se importar com a opinião de algumas pessoas a ponto de perder a identidade é outra coisa. [...]
Disponível em: <http://www.vilamulher.com.br/bem-estar/fitness/corpo- sarado-e-sinonimo-de-vidasaudavel- 11-1-68-490.html>. Acesso em: 20 nov. 2015.
O texto acima faz menção a um tipo de comportamento comum por parte de muitas mulheres e homens em nossos dias. No texto, o foco é o comportamento feminino. Tomando como referência as informações e argumentos apresentados pela autora, conclui-se que
a mulher brasileira, por ser predominantemente obesa, ainda que busque se enquadrar em outros padrões de beleza, não obtém sucesso uma vez que seu biótipo é diferente do europeu.
as mulheres que praticam exercícios físicos o fazem motivadas pelos modelos de beleza veiculados pelas redes sociais e pelo desejo de se sentirem mais atraentes para seus parceiros.
a motivação das mulheres que praticam exercícios físicos é a busca por uma saúde melhor, fato que está, naturalmente, associado à boa forma corporal veiculada pelos meios de comunicação.
a maioria das mulheres, uma vez que não é influenciada pelas expectativas de beleza que a mídia e as redes sociais veiculam, pratica exercícios físicos exclusivamente por almejar boa saúde.
a motivação de muitas mulheres, para praticarem exercícios físicos, tem menos a ver com a busca por boa saúde e mais com a tentativa de se enquadrar em padrões de beleza física em geral reforçados pela mídia.