Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo 2022

Desligue a criança! A desconexão digital em cinco etapas


BEATRIZ LUCAS

  1. ___Com o desconfinamento, chegou ao
  2. consultório da psicóloga María Guerrero um
  3. novo perfil de paciente: crianças que usavam
  4. muito pouco ou nada as telas e agora não há
  5. maneira de que façam algo sem elas. Além do
  6. hábito, María Guerrero está preocupada com as
  7. consequências para a saúde física e mental.
  8. “Vários estudos nos falam sobre problemas de
  9. obesidade, hábitos sedentários com perda de
  10. massa muscular, perda de visão... Mas também
  11. pode desencadear ansiedade ou depressão e,
  12. de acordo com uma experiência realizada pela
  13. revista americana de pediatria, crianças que
  14. estão em contato de forma habitual com
  15. dispositivos móveis, tablets ou computadores
  16. são mais irritáveis e mostram menos
  17. capacidade de atenção, memória e
  18. concentração do que aquelas que não estão”,
  19. diz Guerrero, que é psicóloga do aplicativo de
  20. controle parental Qustodio.
  21. ___Segundo Guerrero, o cérebro de uma
  22. criança “funciona por hábitos e estes demoram
  23. cerca de 21 dias para se estabelecer. E a
  24. tecnologia foi a única via de comunicação e
  25. lazer durante mais de 100 dias”. Esta
  26. especialista costuma explicar aos pais que, se
  27. seu filho está mais preso do que o normal, não
  28. é que ele seja esquisito, mas é algo comum: “A
  29. maioria dos jogos, redes sociais e aplicativos
  30. para crianças foi projetada para que o cérebro
  31. secrete substâncias relacionadas ao prazer”.
  32. Mas antes que o leitor se desespere e se deixe
  33. levar pelo catastrofismo, a psicóloga alerta:
  34. “Existe um caminho de volta, entretanto não é
  35. fácil e haverá resistência à mudança”, diz esta
  36. especialista em novas tecnologias.
  37. Etapa 1. Calma, seus filhos certamente não
  38. são viciados em telas
  39. ___Manuel Bruscas, vice-presidente da área
  40. de produto do Qustodio, um aplicativo de
  41. controle parental usado por mais de 50.000
  42. famílias na Espanha, explica que “Muitas
  43. crianças notarão que lhes falta algo, as relações
  44. são construídas com olhares, com empatia, com
  45. relação física e isso a tela não lhes dá, então é
  46. aí que devemos provocar o processo de
  47. desconexão”.
  48. ___Mas o fato de que as tecnologias sejam
  49. usadas mais do que antes ou que crianças e
  50. adolescentes relutem em largar a tela não
  51. significa que sejam viciados. O psicólogo
  52. Garicoitz Mendigutxia, diretor do programa
  53. Suspertu, para a prevenção de dependências do
  54. Projeto Hombre Navarra, esclarece que, para
  55. que seja considerada uma dependência, ou
  56. melhor, um “uso conflitivo das tecnologias”,
  57. estas devem lhes subtrair tempo e inclusive
  58. dinheiro de outras atividades da vida. “Deve
  59. haver situações de isolamento social, afetando
  60. sua dinâmica de vida ―por exemplo, que a
  61. família não possa sair para jantar porque o filho
  62. prefere ficar conectado―, só se relacionam com
  63. as redes ou têm problemas e conflitos
  64. familiares ou porque ficam conectados a noite
  65. toda e isso afeta o desempenho escolar”,
  66. explica o psicólogo. Se não for esse o caso, o
  67. plano de ação funcionará mais facilmente.
  68. Etapa 2. Fale com as crianças e defina os
  69. limites para a desconexão progressiva
  70. ___Educadores, psicólogos e especialistas
  71. em dependência concordam que esses hábitos
  72. saudáveis devem começar quando as crianças
  73. passam a ter acesso às telas: é preciso sentar
  74. para conversar com elas e estabelecer os
  75. limites de uso, tempos, horários e espaços.
  76. María Guerrero acredita que é preciso recorrer a
  77. argumentos científicos e explicar-lhes que as
  78. telas podem prejudicar a saúde. Os
  79. especialistas em visão alertaram para um
  80. agravamento da saúde visual em grande escala
  81. durante o confinamento e a Fundação Pau Gasol
  82. afirma que a Espanha é a líder europeia em
  83. obesidade infantil. O excesso de telas gera
  84. estresse, irritabilidade, isolamento e
  85. depressão... E ressalta: “Proibir é inútil, porque
  86. terão de usar a Internet para estudar, manter
  87. contato com os colegas... E, quando proibimos
  88. totalmente algo, impedimos que nossos filhos
  89. aprendam a estabelecer uma relação saudável e
  90. isso gera problemas mais graves a longo prazo,
  91. porque acaba se tornando um objeto de grande
  92. desejo”.
  93. Etapa 3. Aqui sim, agora sim
  94. ___Os especialistas também propõem que os
  95. espaços e os momentos sejam limitados: “O
  96. celular ou o tablet deve ser usado em um
  97. espaço comum da casa, não deve ser usado
  98. enquanto estivermos com a família nas
  99. refeições e tampouco deixá-los sozinhos na
  100. Internet. Devemos estar ao lado deles,
  101. supervisionando-os”, apontam. Os aplicativos
  102. de controle parental podem ajudar nesses
  103. limites: se o dispositivo for desligado, eles não
  104. culpam os pais e, além disso, as famílias podem
  105. monitorar o que os filhos veem e conversar com
  106. eles sobre isso.
  107. ___Também recomendam estabelecer
  108. tempos máximos de uso, dependendo da idade.
  109. Embora Bruscas ressalte que não se trata tanto
  110. do tempo, mas da qualidade do que veem na
  111. rede. “Se seu filho é fã de piano ou de
  112. programação e passa horas assistindo a
  113. tutoriais online, na realidade está cultivando um
  114. hobby”, diz.
  115. Etapa 4. Seja seu modelo
  116. ___“Somos o que nossos pais nos ensinaram
  117. quando tentavam não nos ensinar nada”. Esta
  118. frase do filósofo e escritor Umberto Eco é uma
  119. das favoritas do educador Francisco Castaño
  120. para explicar às famílias que passam por seu
  121. consultório a importância do que mães e pais
  122. fazem nos processos educacionais. “Os menores
  123. acabam fazendo o que os adultos fazem. Por
  124. isso a reflexão e o plano de ação devem ser em
  125. família e com o compromisso de todos, de pais
  126. e mães, de preservar espaços sem tecnologia”,
  127. conclui Castaño.
  128. Etapa 5. Tempo juntos
  129. ___Bruscas acredita que as telas nunca
  130. deveriam “substituir interações ricas com outras
  131. pessoas, com a família ou com amigos”. Por
  132. isso propõe compartilhar esportes, passeios,
  133. atividades ao ar livre, atividades domésticas,
  134. fazer refeições, tarefas de limpeza, organização
  135. da casa... “Fazer coisas com elas também lhe
  136. dá motivo para falar e permite que você se
  137. aproxime das telas e veja em que seu filho está
  138. interessado, conheça isso e o questione”, diz
  139. Mendigutxia, psicólogo do Projeto Hombre
  140. Navarra.
  141. ___O psicólogo e fundador da empresa, Joan
  142. Amorós propõe “uma hora da natureza para
  143. cada hora de tela”. E em que se baseia essa
  144. recomendação? “Os ambientes naturais nos
  145. ajudam a descongestionar a vista e a atenção
  146. que você presta a um estímulo tão forte e
  147. conciso quanto a tela. Oferecem estímulos
  148. suaves, como o mar, as nuvens ou o pôr do sol,
  149. que atraem a atenção sem que tenhamos de
  150. estar concentrados e isso permite descansar a
  151. mente do cansaço produzido pelas telas ou pelo
  152. trabalho”.


Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-

07-18/desligue-a-crianca-a-desconexao-digital-em-cinco-

etapas.html?rel=mas. Acesso em 28/11/2021.

Texto adaptado.

Contém prefixo e sufixo em sua estrutura a palavra

a

desconfinamento.

b

isolamento.

c

consultório.

d

catastrofismo.

Ver resposta
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Resposta
A

Resolução

Para resolver essa questão, o estudante deve entender o que são prefixos e sufixos. Prefixos são morfemas que se colocam antes do radical das palavras, alterando o seu significado. Sufixos, por outro lado, são morfemas que se colocam após o radical, também modificando o sentido ou a categoria gramatical da palavra. A palavra 'desconfinamento' é composta pelo prefixo 'des-', o radical 'confin-' e o sufixo '-amento'.

Dicas

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Identifique na palavra a parte que é constante e que representa o seu radical.

Procure por partes da palavra que são adicionadas ao início ou ao fim do radical.

Relembre alguns prefixos e sufixos comuns na língua portuguesa.

Erros Comuns

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Um erro comum é não identificar corretamente o radical da palavra ou confundir as terminações que são apenas desinências com sufixos.

Revisão

Um prefixo é um tipo de afixo que é colocado no início de uma palavra para alterar seu significado. Um sufixo é um afixo que é adicionado ao final de uma palavra para formar uma nova palavra ou alterar a função gramatical da palavra original. Ambos são tipos de morfemas derivacionais na formação de palavras.

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