Considereo texto:
Calor é uma forma de transferência de energia entre dois sistemas que decorre apenas da diferença de temperatura entre eles. Note que, de acordo com este conceito, há três requisitos para haver transferência de calor entre doissistemas: (a) transferência de energia, (b) diferença de temperatura entre os sistemas em foco e (c) tal transferência de energia deve ser consequência (decorrência) da referida diferença de temperatura (o que requer que os sistemas estejam de algum modo em contato térmico). Agora note que (a) a energia eletromagnética emitida pelo Sol se propaga pelo espaço vazio até chegar a Terra e interfere na temperatura desta e (b) a temperatura do Sol é muito maior do que a da Terra. Porém, se a Terra não existisse a radiação eletromagnética emitida pelo Sol continuaria a se propagar pelo espaço livre. Portanto, a energia eletromagnética emitida do Sol para a Terra não é provocada pela diferença de temperatura entre o Sol e a Terra mas advém de processos físicos no interior do Sol.
Levando em consideração o texto apresentado acima (e apenas ele) podemos dizer que:
A energia transmitida do Sol para a Terra não constitui transferência de calor no sentido estrito pois o requisito (c) do texto acima não é satisfeito para este caso. Enfim, esta transmissão de energia eletromagnética se dá através da propagação de ondas eletromagnéticas e não de calor.
A energia eletromagnética transmitida do Sol para a Terra é transferência de calor pois interfere na temperatura da Terra e temperatura é calor.
A energia eletromagnética transmitida do Sol para a Terra é calor porque realiza a fotossíntese.
A energia eletromagnética transmitida do Sol para a Terra é calor porque ondaseletromagnéticas constituem uma forma de transmissão de calor.
O calor é transmitido do Sol para a Terra através do vácuo mesmo que esta transferência de energia não seja decorrente ou causada pela diferença de temperatura entre o Sol e a Terra.