Trabalharemos no referencial do vagão, que desce o plano inclinado com aceleração \(\vec a\). Nesse referencial o bloco de massa \(m\) está em repouso, portanto a soma de todas as forças deve ser nula.
Como o corpo está em equilíbrio, o vetor tração deve ser o resultante de \(\vec P\) e \(\vec F_f\):
\[\vec T = -(\vec P + \vec F_f)\;\Rightarrow\;T = |\vec P + \vec F_f|.\]Precisamos do ângulo entre \(\vec g\) (vertical para baixo) e a força fictícia \(\vec F_f\) (para cima da rampa). A figura mostra que o plano faz um ângulo \(\theta\) com a horizontal; logo, o ângulo entre a vertical descendente e a direção para cima da rampa é
\[\alpha = 90^\circ + \theta.\]Aplicando a lei do cosseno ao triângulo que tem lados \(mg\) e \(ma\):
\[T = m\sqrt{g^{2}+a^{2}-2ga\,\cos\alpha}.\]Mas \(\cos\alpha = \cos\,(90^\circ+\theta) = -\sin\theta\). Portanto
\[T = m\sqrt{g^{2}+a^{2}-2ga(-\sin\theta)} \;\Longrightarrow\; T = m\sqrt{g^{2}+a^{2}-2ga\sin\theta}.\]Pela lei de Hooke, \(T = k\,\Delta l\). Assim,
\[\boxed{\displaystyle \Delta l = \frac{m}{k}\sqrt{g^{2}+a^{2}-2ga\sin\theta}}.\]Essa expressão corresponde exatamente à alternativa (E).