Considere os textos a seguir.
TEXTO
"O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu."
FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 11.
TEXTO II
"[...] entendo por física social a ciência que tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais, considerados no mesmo sentido que os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos, isto é, como submetidos a leis naturais invariáveis, cuja descoberta é o fim especial de suas pesquisas. Assim, ela se propõe diretamente a explicar, com a maior precisão possível, o grande fenômeno do desenvolvimento da espécie humana, visto em todas as suas partes essenciais [...]."
Auguste Comte Disponível em: http://docplayer.com.br/235-Apostura-do-positivismo-com-relacao-as-cienciashumanas.html. Acesso em: 12 dez. 2020.
A Sociologia, para ser reconhecida como ciência, precisava demonstrar objetividade na sua análise.
Para evidenciar que os fenômenos sociais também são passíveis de análise científica, a Sociologia - em sua constituição enquanto ciência - utilizou-se de métodos:
similares aos das ciências da natureza.
holísticos, inter-relacionando o todo e as partes.
monográficos, com a finalidade de obter generalizações.
estruturalistas, como forma de penetrar a realidade concreta dos fenômenos.
funcionalistas, que consideram a sociedade como estrutura complexa de grupos ou indivíduos.