Considere os sinais de pontuação empregados no texto a seguir.
Os especialistas da época diziam que o presidente americano John F. Kennedy tinha uma habilidade impressionante para ler rapidamente. Esse seria, inclusive, um dos segredos de seu sucesso político: graças à aptidão que trazia desde a infância, ele era capaz de absorver uma grande quantidade de informações em pouco tempo, além de compreender com mais facilidade os documentos que passavam por suas mãos. Na escola, em Harvard e, depois, na corrida para chegar à Casa Branca, vencida em 1960, Kennedy se acostumou a ser mais veloz que os seus colegas quando o assunto era aprender por meio da leitura.
Dossiê Superinteressante, jun/18, p. 23.
A pontuação empregada em um texto contribui para atribuir sentido à mensagem por ele veiculada.
No texto sobre as habilidades de leitura de J.F. Kennedy, pode-se destacar que
no primeiro período, é possível inserir uma vírgula entre “diziam” e “que” mantendo-se a correção.
o sentido seria alterado caso o nome do presidente estivesse entre vírgulas no primeiro período.
no último período, ocorre uma oração reduzida de gerúndio separada por vírgulas.
independentemente da posição na frase, a palavra “inclusive” deve estar entre vírgulas.
a ocorrência de dois-pontos pode ser substituída por ponto-e-vírgula sem prejuízo de sentido.