Considere os fragmentos do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, para responder à questão.
“Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E que me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criança e eu [...]”.
“[...] Debrucei-me na grade de madeira carcomida. Acendi um cigarro. Ali estávamos os quatro, silenciosos como mortos num antigo barco de mortos deslizando na escuridão. Contudo, estávamos vivos. E era Natal [...]”
“[...] Fiquei sem saber o que dizer. Esbocei um gesto e em seguida, apenas para fazer alguma coisa, levantei a ponta do xale que cobria a cabeça da criança. Deixei cair o xale novamente e voltei-me para o rio. O menino estava morto. Entrelacei as mãos para dominar o tremor que me sacudiu. Estava morto. A mãe continuava a niná-lo, apertando-o contra o peito. Mas ele estava morto”.
“- Acordou o dorminhoco! E olha aí, deve estar agora sem nenhuma febre!
– Acordou?!
Ela sorriu:
- Veja...
Inclinei-me. A criança abrira os olhos – aqueles olhos que eu vira cerrados tão definitivamente. E bocejava, esfregando a mãozinha na face corada. Fiquei olhando sem conseguir falar”.
Com relação às características do espaço onde se passa a narrativa, é correto afirmar que:
há elementos que colaboram na construção de um clima melancólico, o que pode ser observado pelo emprego da sequência “silêncio e treva”.
o espaço reduzido da barca opera como desencadeador das impressões que a narradora manifesta sobre a mulher e a criança.
a narradora faz referência ao rio como um elemento associado à morte, à perda da esperança e à fuga do sofrimento.
a imagem constituída na barca e na cerca sobre a qual a narradora se apoia representa um elemento da tensão e da ruína vividas por ela.
seus elementos pouco ou nada interferem no clima da narrativa, tampouco colaboram na produção dos efeitos de sentido no conjunto dos trechos.