UFMS PASSE Etapa 3 2017 2019

Considere os fragmentos do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, para responder à questão.

 

“Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E que me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criança e eu [...]”.

“[...] Debrucei-me na grade de madeira carcomida. Acendi um cigarro. Ali estávamos os quatro, silenciosos como mortos num antigo barco de mortos deslizando na escuridão. Contudo, estávamos vivos. E era Natal [...]”

“[...] Fiquei sem saber o que dizer. Esbocei um gesto e em seguida, apenas para fazer alguma coisa, levantei a ponta do xale que cobria a cabeça da criança. Deixei cair o xale novamente e voltei-me para o rio. O menino estava morto. Entrelacei as mãos para dominar o tremor que me sacudiu. Estava morto. A mãe continuava a niná-lo, apertando-o contra o peito. Mas ele estava morto”.

“- Acordou o dorminhoco! E olha aí, deve estar agora sem nenhuma febre!

– Acordou?!
Ela sorriu:
- Veja... 

Inclinei-me. A criança abrira os olhos – aqueles olhos que eu vira cerrados tão definitivamente. E bocejava, esfregando a mãozinha na face corada. Fiquei olhando sem conseguir falar”.

“No fim da década de 1940, a prosa de ficção brasileira passa por uma transformação radical. A exploração da linguagem, matériaprima do texto, favorece novas experiências que rompem com a estrutura tradicional da narrativa ao mesmo tempo que permitem um mergulho na mais funda intimidade do ser humano”

(ABURRE; PONTARA. Literatura brasileira: tempos, leitores e leituras. São Paulo: Moderna, 2005).

 

A escritora Lygia Fagundes Telles insere-se nesse contexto, integrando, portanto, a geração da prosa pós-moderna da literatura brasileira.

 

O estilo dessa contista é marcado por:

a

recriar a linguagem, colocando em evidência o homem simples, inculto, sem deixar de lado reflexões filosóficas. 

b

tratar com bom humor e ingenuidade o cotidiano urbano, explorando a caricatura e a crítica dos costumes. 

c

construir uma literatura focalizada no olhar feminino da realidade e na descoberta do mundo interior dos seres humanos. 

d

privilegiar o discurso religioso, em confronto com o profano, discutindo as contradições por meio de antíteses e paradoxos.

e

explorar a figura feminina como protagonista de narrativas em que a mulher é vista como um ser idealizado, puro e angelical.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar