UFPR 2009

Considere os dois poemas abaixo, de Cecília Meireles e Ferreira Gullar:

 

I. Cenário

Da brenha tenebrosa aos curvos montes,

do quebrado almocafre aos anjos de ouro

que o céu sustém nos longos horizontes,

 

tudo me fala e entende o tesouro

arrancado a estas Minas enganosas,

com sangue sobre a espada, a cruz e o louro.

 

Tudo me fala e entendo: escuto as rosas

e os girassóis destes jardins, que um dia

Altas capelas contam-me divinas

 

fábulas. Torres, santos e cruzeiros

apontam-me altitudes e neblinas.

foram terras e areias dolorosas,

 

por onde o passo da ambição rugia;

por onde se arrastava, esquartejado,

o mártir sem direito de agonia.

 

Escuto os alicerces que o passado

tingiu de incêndio: a voz dessas ruínas

de muros de ouro em fogo evaporado.

 

II. Grécia pelos olhos

Não pelos ouvidos

mas pelos olhos

chega até nós, Grécia, de deuses finados

e de heróis

 

pelos olhos

uma vez que

à nossa frente estão as colunas

do Partenon, patinadas,

e tudo o que se vê acima delas

é o céu atual

e vazio

de Atenas

 

atravessado de aviões

..............................................

 

Recolho no chão da Acrópolis

uma mínima parte

do esqueleto de Apolo

 

(que ali jaz,

ao pé do Erectéion, disperso,

impossível de se distinguir

Em meio a tantos fragmentos de mármore)

Sobre esses poemas, é correto afirmar:

a

A sinestesia, ou relação estabelecida entre planos sensoriais diferentes (por exemplo: visão com cheiro, olfato com gosto), está presente tanto no poema de Cecília Meireles quanto no de Ferreira Gullar.

b

O poema de Ferreira Gullar ressalta a força das ruínas gregas de fazer emergir o passado histórico da Grécia.

c

Cecília Meireles encontra em elementos concretos do presente ecos de um passado que é reconstruído poeticamente.

d

Tanto Cecília Meireles quanto Ferreira Gullar deparam-se com vestígios históricos que acabam afastando o tempo presente e fazendo o eu-lírico conviver com vozes do passado.

e

No poema de Ferreira Gullar, os elementos da contemporaneidade são associados a imagens mitológicas.

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Resposta
C
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Resolução

Neste exercício, há dois poemas: o primeiro, de Cecília Meireles, intitulado “Cenário”, e o segundo, de Ferreira Gullar, “Grécia pelos olhos”. Ambos fazem referência a vestígios de passados históricos distintos. O poema de Cecília Meireles aborda a exploração das Minas (ao que tudo indica, Minas Gerais) e da riqueza tirada de sua terra, evocando um passado doloroso no presente. Já o poema de Ferreira Gullar volta-se à Grécia antiga, contudo, nota-se ali mais uma reflexão sobre o contraste entre as ruínas da Atenas histórica e o presente desacralizado que se impõe – como os aviões cruzando os céus de Atenas.

A alternativa correta é a letra C, pois Cecília Meireles, no poema “Cenário”, encontra nos elementos atuais (igrejas, ruínas, rosas e girassóis) marcas de um passado de escravidão e violência, que ela reconstrói poeticamente. Como se lê em versos como “Tudo me fala e entendo: escuto as rosas / e os girassóis destes jardins” e “Escuto os alicerces que o passado / tingiu de incêndio”, a poeta percebe na paisagem do presente as vozes de uma história passada, compondo uma memória dramática e forte do lugar.

Dicas

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Observe como Cecília Meireles se refere a Minas e ao passado histórico desse lugar.
Verifique se, em Ferreira Gullar, as ruínas gregas realmente recuperam o passado ou se há ênfase no contraste com o presente.

Erros Comuns

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Acreditar que Ferreira Gullar também recorre a sinestesias explícitas.
Desconsiderar a presença de elementos do presente no poema de Gullar, que contrasta passado e atualidade.
Interpretar que ambos os poetas evocam apenas o passado, sem notar que, no caso de Gullar, o presente é evidenciado.
Revisão

Poesia lírica e a temática do passado: Muitos poetas incorporam referências históricas ou memórias coletivas em seus textos poéticos. Cecília Meireles e Ferreira Gullar, cada qual a seu modo, misturam elementos do presente com a lembrança/sugestão do passado para criar um efeito de contraste ou de continuidade histórica.

Reconstrução poética: Por meio da linguagem metafórica e da imagem poética, registra-se uma releitura, um reavivamento da história e da tradição. A evocação de tempos idos nem sempre é feita para exaltar o passado, mas para refletir criticamente sobre ele.

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