UniCesumar Medicina 2018

Considere o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis: 

 

  José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às ideias; não as havendo, servia a prolongar as frases. [...] 

  Era nosso agregado desde muitos anos; meu pai ainda estava na antiga fazenda de Itaguaí, e eu acabava de nascer. Um dia apareceu ali vendendo-se por médico homeopata; levava um Manual e uma botica. Havia então um andaço de febres; José Dias curou o feitor e uma escrava, e não quis receber nenhuma remuneração. Então meu pai propôs-lhe ficar ali vivendo, com pequeno ordenado. José Dias recusou, dizendo que era justo levar a saúde à casa de sapé do pobre.  

  - Quem lhe impede que vá a outras partes? Vá aonde quiser, mas fique morando conosco.  

  - Voltarei daqui a três meses. Voltou dali a duas semanas, aceitou casa e comida sem outro estipêndio, salvo o que quisessem dar por festas. [...] 

(ASSIS, Machado de. Obra completa. vol. 1, Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1992, p. 812-814) 

 

Na figura de José Dias, o romancista propõe uma reflexão acerca da organização da sociedade brasileira do século XIX, em que o modo de produção escravista e monocultor

a

relegava o branco pobre a uma condição de marginalizado análoga à dos escravos, uma vez que não contribuía diretamente para a economia agrária.

b

explicava a maneira como alguns profissionais liberais se valiam do status de sua ocupação para tomar para si as terras de grandes latifundiários. 

c

justificava a atribuição de tarefas de prestígio, como o exercício da medicina, a membros de famílias tradicionais, aparentados com os proprietários de terras. 

d

reservava as profissões de alto grau técnico a uma elite abastada, que não recebia salário em troca de seus serviços, mas sim a posse de terras e escravos. 

e

levava o homem livre e pobre a viver de favores de um senhor, com quem estabelecia um relacionamento ambíguo, de afetividade e prestação de serviços.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar