Considere o texto a seguir:
Sobre o conhecimento filosófico e a liberdade humana
Quem se dedica à filosofia põe-se à procura do homem, escuta o que ele diz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e ação, desejoso de partilhar, com seus concidadãos, do destino comum da humanidade. Eis por que a filosofia não se transforma em credo. Está em contínua pugna consigo mesma. A dignidade do homem reside em perceber a verdade. Só a verdade o liberta e só a liberdade o prepara, sem restrições, para a verdade.
JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico, São Paulo, 1999, p.140.
Com relação a esse assunto, analise os seguintes itens:
I. O conhecimento filosófico propicia ao homem a possibilidade da leitura crítico-reflexiva sobre a liberdade política que se faz presente no espaço público, na vida do homem enquanto participante dos destinos da cidade.
II. Cabe ao conhecimento filosófico um olhar desatento para a denúncia dos atos de liberdade bem como a ação silenciosa diante dos modelos ideológicos.
III. O conhecimento filosófico, como base estruturante do pensamento, possibilita entender melhor a liberdade e encaminhar, de forma coerente, sua explicação.
IV. O saber filosófico coloca a questão da liberdade e da verdade sob a égide do determinismo científico; a dignidade do homem reside em perceber a verdade absoluta.
V. A verdade que liberta é aquela em que o homem faz usufruto de uma vida plena e feliz sem as matrizes do pensar filosófico.
Estão CORRETOS
I e III.
II, III e V.
III, IV e V.
I e IV.
II, IV e V.