Considere o texto a seguir para a questão.
Pelo que foi exposto, torna-se evidente que a cidade
pertence às coisas que são por natureza e que o homem,
por natureza, é um animal político. Também o que por
natureza ou por acaso não tem a sua cidade-estado é
[5] inferior ou superior ao homem, como aquele que Ho-
mero injuriou: “Sem família, sem lei e sem morada”.
Com efeito, o que por natureza é isto também deseja a
guerra, como peça desgarrada no jogo. É evidente por
que razão o homem é animal político mais do que toda
[10] a abelha ou mais do que todo o animal gregário. Com
efeito, como dizemos, a natureza não faz nada em vão.
E dos animais somente o homem tem a palavra.[...]
Com efeito, como o homem, depois de ter alcançado
o pleno desenvolvimento, é o melhor dos animais, do
[15] mesmo modo, separado da lei e da justiça, será o pior.
Com efeito, a injustiça com armas é a pior. O homem,
para cultivar a ponderação e a virtude, naturalmente se
desenvolve possuindo armas, das quais é possível se ser-
vir com vistas a fins contrários àquelas virtudes. Por
[20] isso o homem sem virtude é o mais sacrílego e selvagem,
e o mais servil aos prazeres do sexo e da gula. O senso
de justiça é próprio da cidade-estado. A justiça é a or-
dem da comunidade dos cidadãos, e o sentido de justiça
a capacidade de julgar o que é justo.
(ARISTÓTELES, Política, 1252a-1253b. Tradução de José Veríssimo Teixeira da Mata. In: MARÇAL, Jairo (Org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p., 73-4)
Com base na passagem e em seus conhecimentos sobre a filosofia política de Aristóteles, é possível afirmar:
I. O homem é um animal político, pois a natureza deu ao homem a palavra capaz de expressar a virtude e a justiça.
II. Fora da cidade-estado, o homem está fora do âmbito da lei e da justiça.
III. Como o homem é, por natureza, um animal político, então, por natureza, o homem é o melhor dos animais.
Está(ão) correta(s)
apenas II.
apenas III.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas II e III.