Considere o texto a seguir.
Darín na Patagônia
Principal nome do cinema argentino contemporâneo, Ricardo Darín está à frente do surpreendente Neve Negra, longa-metragem que estreou na última quinta-feira no circuito de cinemas da Capital. Rodada na Patagônia, a produção que conta com uma arrebatadora fotografia é assinada por Martin Hodara (que, e 2007, dividiu com Darín a direção de O Sinal) e traz no elenco nomes como Leonardo Sbaraglia, Laia Costa e Federico Luppi. Em Neve Negra, Darín interpreta Salvador, homem que há décadas vive isolado, cercado quase exclusivamente por neve, árvores e animais. A calmaria na vida de Salvador termina quando ele recebe a visita inesperada do irmão e da cunhada (interpretados por Sbaraglia e Laia), que tentam convencê-lo a vender para uma grande empresa as terras que os irmãos receberam como herança. Com a recusa do homem, eles entram em conflito e passam a reviver traumas do passado.
Zero Hora, Segundo caderno, 11/06/17, p. 2. (Adaptado).
A resenha é um gênero comum nos cadernos de cultura dos jornais, empregado para divulgar filmes, livros, peças teatrais entre outros. Uma característica comum ao gênero resenha, como se pode identificar no texto sobre o filme Neve Negra, é
o clima de suspense em torno do qual a sequência de informações é construída, como nas características atribuídas ao longa e à fotografia.
o predomínio da argumentação em lugar da descrição, observado na caracterização do elenco bastante famoso presente na película.
a combinação entre trechos de resumo da película e juízo de valor, como em “passam a reviver traumas do passado” e “arrebatadora”, respectivamente.
a sequência de ações empregadas para qualificar o filme encontra-se embaralhada, o que se evidencia pela flagrante transgressão cronológica.
o processo de divulgação da película, concentrado na elaboração de uma narrativa pouco convencional pelas características geográficas do país.