Considere o seguinte texto de John Locke sobre a percepção sensória.
"[...] a água de um recipiente pode parecer quente ou fria ao tato, de acordo com o local em que a nossa mão acabou de estar. Se a nossa mão esteve em água fria, a água do recipiente parece quente; se a nossa mão esteve previamente em água quente, a água do recipiente parece fria. O frio ou calor aparentes da água não residem na própria água; são uma qualidade do estado do próprio sujeito. Já que, para si, algumas qualidades percebidas do mundo exterior pareciam mais subjetivas que outras, Locke distinguiu as qualidades primárias (qualidades reais, efetivamente presentes nos objetos) das qualidades secundárias (que resultam de um poder de um objeto para produzir várias sensações em nós). Entre as qualidades primárias contavam-se o volume, o número, o movimento e a forma dos objetos; entre as qualidades secundárias de Locke contavam-se a cor, som, gosto e cheiro dos objetos."
(SEKULER, R.; BLAKE, R. Percepção. Tradução de Pedro Gal-vão. In. https://criticanarede.com/fil_aparenciareal.html(Adap-tado)).
Conforme o texto, a partir da distinção proposta por Locke, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Calor e frio não são qualidades primárias da água, portanto, não fazem parte de suas qualidades reais.
PORQUE
II. As sensações de calor e de frio dependem das condições de percepção do sujeito, através dos órgãos sensórios, a saber, o tato.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa.
Ambas as asserções são falsas.