UFN Inverno 2018

Considere o seguinte texto de John Locke sobre a percepção sensória.

 

    "[...] a água de um recipiente pode parecer quente ou fria ao tato, de acordo com o local em que a nossa mão acabou de estar. Se a nossa mão esteve em água fria, a água do recipiente parece quente; se a nossa mão esteve previamente em água quente, a água do recipiente parece fria. O frio ou calor aparentes da água não residem na própria água; são uma qualidade do estado do próprio sujeito. Já que, para si, algumas qualidades percebidas do mundo exterior pareciam mais subjetivas que outras, Locke distinguiu as qualidades primárias (qualidades reais, efetivamente presentes nos objetos) das qualidades secundárias (que resultam de um poder de um objeto para produzir várias sensações em nós). Entre as qualidades primárias contavam-se o volume, o número, o movimento e a forma dos objetos; entre as qualidades secundárias de Locke contavam-se a cor, som, gosto e cheiro dos objetos."

(SEKULER, R.; BLAKE, R. Percepção. Tradução de Pedro Gal-vão. In. https://criticanarede.com/fil_aparenciareal.html(Adap-tado)).


Conforme o texto, a partir da distinção proposta por Locke, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Calor e frio não são qualidades primárias da água, portanto, não fazem parte de suas qualidades reais.


PORQUE


II. As sensações de calor e de frio dependem das condições de percepção do sujeito, através dos órgãos sensórios, a saber, o tato.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

a

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.

b

As asserções I e II são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da primeira.

c

A asserção I é uma proposição falsa, e a II, verdadeira.

d

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa.

e

Ambas as asserções são falsas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar