PUC-PR 2010

Considere o seguinte poema de Manuel Bandeira, observando os comentários que se seguem a ele:

 

IRENE NO CÉU

 

Irene preta

Irene boa

Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:

- Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

Fonte: BANDEIRA, Manuel: Meus Poemas Preferidos. Rio de Janeiro, Ediouro, 2007, p. 87.


I. O poema é uma declaração de respeito a uma senhora negra, com destaque para os traços do seu caráter – bondade, alegria, simpatia, fidelidade. Porém, a referência ao “céu” como um espaço onde (apenas depois da morte) não há discriminação (“Entra, Irene. Você não precisa pedir licença”), deixa entrever as possíveis dificuldades da personagem em sua vida, o que dá a esse poema, doce e terno, também uma tonalidade de certa crítica social.

II. “Irene no céu” é um poema de uma só estrofe de sete versos rigidamente metrificados. Há grande riqueza metafórica presente, por exemplo, na descrição de São Pedro como representação figurada do típico senhor de escravos e sua forma peculiar de se dirigir a seus comandados. Além disso, do ponto de vista formal, chama a atenção, no que diz respeito ao léxico, o uso de expressões eruditas e típicas da alta cultura letrada.

III. É a linguagem do poema, com os recursos do coloquial e do discurso direto da personagem retratada, que induz o leitor a perceber tanto as ideias mais evidentes sobre o que se descreve - que Irene era amável e de bom caráter - quanto as que estão nas entrelinhas, como a suposta submissão de Irene, aprendida, talvez, na experiência da escravidão ou do preconceito racial, o que a leva a se dirigir a São Pedro dizendo “Licença, meu branco!”. Assinale:

a

Se todas estiverem corretas.

b

Se apenas II e III estiverem corretas.

c

Se apenas I e II estiverem corretas.

d

Se apenas I e III estiverem corretas.

e

Se apenas II estiver correta.

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Resposta
D

Resolução

Passo 1: Leia atentamente o poema e observe suas características principais—sua estrutura, linguagem e conteúdo. Note que o poema valoriza Irene, ressaltando traços como bondade e bom humor, e situa a cena no céu, com diálogo entre Irene e São Pedro.

Passo 2: Analise cada afirmação (I, II e III) comparando-a ao texto.

• Afirmativa I: Reconhece a celebração de Irene e identifica a crítica social implícita na noção de que só no céu não há discriminação. Correta.

• Afirmativa II: Fala em estrofe única de sete versos rigidamente metrificados, metáforas abundantes e léxico erudito. Esses elementos não estão no texto, que apresenta mais de uma estrofe, versos livres e linguagem coloquial. Incorreta.

• Afirmativa III: Aponta corretamente o uso de linguagem coloquial e de discurso direto para revelar submissão aprendida pela personagem, o que justifica seu “Licença, meu branco!”. Correta.

Passo 3: Conclua quais combinações de afirmações são verdadeiras. Apenas I e III estão corretas, portanto a opção D é a resposta certa.

Dicas

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Conte quantos versos e estrofes o poema realmente possui.
Busque indícios de linguagem coloquial ou formal no texto.
Reflita sobre o que a expressão “Você não precisa pedir licença” insinua.

Erros Comuns

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Confundir número de estrofes e versos, acreditando em métrica rígida quando o poema é livre.
Interpretar linguagem coloquial como expressão erudita.
Não perceber a crítica social implícita e pensar que o diálogo é apenas humorístico.
Revisão

Estrofe e verso: Conjunto de versos agrupados forma estrofe; cada linha é um verso.

Métrica: Contagem de sílabas poéticas por verso; aqui, não há métrica fixa, mas versos livres.

Linguagem coloquial e discurso direto: Uso de expressões simples e faladas (“Licença, meu branco!”) para criar vivacidade e revelar relações sociais.

Crítica social implícita: Às vezes, o texto insinua desigualdades, sejam raciais ou sociais, sem declará-las de forma explícita.

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