Considere o seguinte fragmento de A hora da estrela:
Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
— Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.
— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
[5] — Macabéa.
— Maca — o quê?
— Bea, foi ela obrigada a completar.
— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
— Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa
[10] Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia
continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo —
parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor — pois como o
senhor vê eu vinguei... pois é...
— Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande divida de honra.
[20] Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma
loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E
Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?
Da segunda vez em que se encontraram caia uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem
[20] ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva que na cara de Macabéa parecia lágrimas escorrendo.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p.43-44.
No diálogo entre Macabéa e Olímpico de Jesus,
o fluxo de consciência de Macabéa entre as linhas 9 e 14 mostra o quanto a personagem evade em relação à realidade.
o casal de namorados adquire desde o início a afinidade que os conduzirá ao matrimônio no desfecho da novela.
o caráter social da narrativa transparece na opressão que o habitante do Sudeste do Brasil exerce sobre o migrante nordestino.
o sentimentalismo romântico que impregna o texto evidencia-se no medo que Macabéa tem da ruptura com o namorado.
verifica-se uma quebra de expectativa na linha 8, uma vez que a paródia de um tímido encontro romântico dá lugar a um discurso que raia ao nonsense.