Considere o excerto abaixo.
“Os cercamentos (deixando-se de lado todos os artifícios) representaram claramente um caso de roubo de classe, cometido de acordo com as regulamentações sobre a propriedade baixadas por um Parlamento de proprietários e advogados.” E ainda: “[...] a violência social dos cercamentos consistiu precisamente na imposição total e drástica das definições de propriedade capitalista sobre as vilas.”
(THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa. I. A árvore da liberdade. 4a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004, p. 45 e p. 46, respectivamente).
A partir da leitura do excerto, é correto concluir que, na Inglaterra no final do período medieval e no início do período moderno,
o processo de cercamentos produziu efeitos restritos ao âmbito econômico industrial, sem reflexos políticos ou sociais.
o processo de cercamentos permitiu a formação de uma classe operária mobilizada politicamente, após melhorias das condições de vida das camadas populares.
o cercamento das terras comunais nas áreas rurais foi resultado das transformações do capitalismo que repeliu os camponeses das áreas rurais para as cidades.
a regulamentação do trabalho rural alcançada pelos cercamentos foi fundamental para a erradicação da exploração do trabalho na Inglaterra.