Considere o desenho abaixo.
Os detalhes acima são de desenhos de Leonardo da Vinci (1452-1519), que, com múltiplos talentos, foi matemático, arquiteto, escultor, poeta e estudioso do corpo humano.
A disposição para a investigação científica e para a reflexão presente nos trabalhos deste e de outros pensadores renascentistas pode ser relacionada
ao humanismo, que valorizava a observação do mundo, a liberdade de pensamento e a lógica dedutiva como ferramentas para a construção de um conhecimento empírico.
ao epicurismo, que buscava a descrição perfeita e detalhada dos fenômenos da natureza e do próprio ser humano, para a compreensão das leis universais.
ao antropocentrismo, que, sem negar a fé católica, desenvolveu a teoria da evolução das espécies, considerando o homem como o ápice dessa evolução.
à escolástica, que contestava a existência de Deus e defendia o racionalismo e o pensamento dialético como princípios filosóficos contrários à mentalidade medieval.
ao naturalismo filosófico, que defendia o conhecimento positivista, enciclopédico, e se configurou como um amplo movimento cultural nesse período histórico.