Considere duas esferas metálicas, A e B, de raios RA e RB, respectivamente, sendo que RA > RB. As esferas estão ambas carregadas negativamente com cargas de – 8 μC cada uma, e estão distantes uma da outra de tal forma que a indução eletrostática mútua é desprezível.
Caso as superfícies das esferas sejam conectadas por meio de um longo fio condutor,
haverá um fluxo de elétrons no sentido de B para A, até que ambas as superfícies adquiram potenciais elétricos iguais.
haverá um fluxo de elétrons no sentido de A para B, até que ambas as superfícies adquiram potenciais elétricos iguais.
não haverá fluxo de elétrons de uma esfera para a outra, pois ambas estão eletrizadas com cargas iguais.
haverá fluxo de elétrons no sentido de A para B até que o campo elétrico no interior das esferas assuma o mesmo valor negativo.
haverá fluxo de elétrons no sentido de B para A até que o momento em que for satisfeita a relação (VA/RA)=(VB/RB), onde VA e VB são os potenciais elétricos finais adquiridos pelas superfícies das esferas A e B, respectivamente, após elas terem sido conectadas.