Considere as informações a seguir sobre os poemas de Mario Quintana (MQ) e Paulo Leminsk (PL).
I. Um dos efeitos poéticos obtidos por Mario Quintana e Paulo Leminski se percebe na utilização diferenciada das palavras, que transcendem a esfera do juízo lógico e deliberativo em ambos os textos.
II. O efeito poético também decorre do uso de certas palavras de forma diferente da usual, como se pode observar em: “As cousas são quietas. Bastam-se. / Não se metem com ninguém.” (MQ) e “ Mandei a frase sonhar, / e ela se foi num labirinto.” (PL)
III. Uma das marcas da poesia de Quintana, poeta concretista, é a plurissignificação das palavras em seu sentido denotativo, traço comum também à poesia de Paulo Leminski, autor de versos livres e brancos, realizados à moda do Classicismo de Camões.
IV. Em ambos os textos, as palavras se personificam em ações permeadas de idiossincrasia e subjetividade, como o que se lê em: “Eu sonho com um poema / Cujas palavras sumarentas escorram / Como a polpa de um fruto maduro em tua boca”, (MQ) e “Mandei a palavra rimar, / Ela não me obedeceu. ” (PL)
V. Os poemas enfatizam, respectivamente, o uso da língua e suas relações lógico-semânticas, e isso denota uma reflexão mais cuidadosa de seus autores acerca da exploração científica e estética da palavra poética.
Estão CORRETOS os itens
I, II e III.
II, III e V.
I, II e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.