Considere a situação em que uma professora da Educação Infantil, há cinco anos, prevê, no planejamento de suas aulas, a utilização de muitas brincadeiras em sala, que está organizada para atender as crianças em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores. Considere, ainda, que em determinada aula, seus alunos organizaram a sala para simular o atendimento a animais machucados e doentes. Enfileiraram bichos de pelúcia e começaram a tratá-los e medicá-los. Colocaram na porta uma placa que indicava que a sala era um consultório veterinário. Alguns alunos vestiram aventais e outros atuaram como atendentes ou donos dos animais.
Com base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora, inclui-se o de
I. ensinar comportamentos sociais, por meior de processos de interação que se iniciam aos três anos de idade e, portanto, correspondem a um nível mais elementar do desenvolvimento cognitivo da criança.
II. desenvolver a sociabilidade e o senso de cooperação na criança.
III. demosntrar às crianças a capacidade delas para agir como adultos, constituindo um ritual de passgaem da infância para a adolescência.
IV. auxiliar no desenvolvimento da imaginação e da capacidade de ultilização de símbolos representativos de pessoas e coisa do mundo real.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III, IV