Considere a situação a seguir.
Um objeto de massa m é lançado a partir de uma altura h0 em relação a um plano horizontal (solo), com uma velocidade de módulo v que forma um ângulo θ em relação à horizontal. O objeto atinge uma altura máxima H em relação ao solo, caindo a uma distância A em relação à vertical do ponto de lançamento.
Sendo a aceleração gravitacional local constante e igual a g, e considerando que ao longo do movimento a única força atuante no objeto é o seu peso, é CORRETO afirmar que
no ponto de altura máxima, a energia cinética do objeto é nula.
em nenhum ponto da trajetória o objeto possui aceleração centrípeta, já que sua trajetória é parabólica, e não circular.
a variação da energia cinética do objeto entre duas posições de sua trajetória é igual ao trabalho realizado pela força peso entre essas mesmas posições.
o alcance horizontal depende do ângulo θ de lançamento, tendo seu valor máximo para θ=45o qualquer que seja o valor de h0.
o módulo do vetor quantidade de movimento do objeto varia ao longo do movimento, tendo seu valor máximo no instante em que o objeto atinge a altura H.