Leia a crônica abaixo e responda às questões de 06 a 08
O pavão
Rubem Braga
Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
Considerando que o texto acima é uma crônica e que cada gênero textual tem características e funções sociais próprias, é CORRETO afirmar que:
umas das características do gênero crônica é a utilização da descrição minuciosa de pessoas e coisas.
quanto à composição, o gênero crônica é mais comumente encontrado na forma de versos e estrofes.
quanto ao tema, o gênero crônica fala sobre assuntos do cotidiano.
por ser um gênero que nasceu para ser publicado em jornais, o texto deve ser escrito, por regra, de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.
o gênero crônica, por ser da esfera jornalística, deve utilizar palavras no sentido denotativo e linguagem objetiva.