Observe a Figura 1, leia o Texto II e responda às questões de 5 a 7.
FIGURA 1: VAN GOGH, Vincent. A Noite Estrelada.
Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, EUA, 1889.
Óleo sobre tela. Dimensões: 73,7 × 92,1.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em: 4 jun. 2023.
Texto II
Curiosidades da Noite Estrelada
Van Gogh pintou a vista de sua janela voltada para o leste no asilo 21 vezes. Embora a série retrate várias horas do dia e da noite e diferentes condições climáticas, todas as obras incluem a linha de colinas ao longe e nenhuma mostra as barras na janela do seu quarto.
Um estudo feito pelo Griffith Park Observatory demonstrou que Van Gogh representou a Lua, Vênus e várias estrelas na posição exata em que ocupavam naquela noite. Isso nos leva a inferir que o artista possuía grande conhecimento sobre astronomia.
(...)
O físico José Luis Aragon comparou o jogo turbulento de luz e escuridão em obras como “Noite Estrelada” com a expressão matemática da turbulência em ocorrências naturais, como banheiras de hidromassagem e correntes de ar. Van Gogh foi capaz de comunicar com precisão essa agitação usando gradações precisas de luminescência.
ARTEREF. As curiosidades da “Noite Estrelada” que você precisa saber. In: Arte|Ref. Notícias em arte contemporânea. [S. l.], 3 out. 2022. Disponível em: https://arteref.com/pintura/curiosidades-noite-estrelada/. Acesso em: 4 jun. 2023.
Considerando o último parágrafo do Texto II, sua paráfrase CORRETA é
À semelhança do que se observa em banheiras de hidromassagem e correntes de ar, a turbulência foi muito bem representada por Van Gogh em “Noite Estrelada”, segundo o físico José Luis Aragon, que comparou o agitado jogo de luz e sombra na pintura.
Assim como nas banheiras de hidromassagem e nas correntes de ar, a luminescência presente nas tintas claras e escuras utilizadas pelo físico José Luis Aragon é capaz de informar a precisão das escolhas de Van Gogh em “Noite Estrelada”.
A matemática das ocorrências naturais faz do jogo de luz e escuridão uma comparação perfeita com a luminescência da “Noite Estrelada” de Van Gogh, que permitiu ao físico José Luis Aragon agitar as correntes de ar em banheiras de hidromassagem.
Na comparação entre a física e a matemática, o físico José Luis Aragon atribuiu a Van Gogh a incapacidade de comunicar a luminescência da luz e da escuridão em um jogo de turbulência que faz com que “Noite Estrelada” possa ser vista como uma banheira de hidromassagem.
A “Noite Estrelada” tem um jogo de claro e escuro que favorece a luminescência das banheiras de hidromassagem nas ocorrências naturais. Isso fez o físico José Luis Aragon ser capaz de comunicar a agitação das correntes de ar na obra de Van Gogh.