Considerando o potencial hídrico no solo, na planta e na atmosfera, é CORRETO afirmar:
o componente matricial do potencial de água apresenta menor importância no sistema solo do que no sistema vegetal, pois, no solo, existem os sólidos, líquido e gasoso, enquanto, em tecidos vegetais, apresenta-se o meio gasoso, predominantemente.
os fatores que aumentam a pressão parcial da água nos sistemas são: o acréscimo de solutos do sistema, resultando em potencial osmótico menos negativo e a aplicação de pressão abaixo da pressão atmosférica ambiente, a exercida pela parede celular.
no sistema solo, o componente de turgescência é mais evidente, e neste contexto o potencial da água é dado por: Ψágua = Ψosmótico + Ψpressão, o que interfere no movimento da água no solo.
com o aumento da temperatura nos horários das 10 às 15 horas do dia, diminui o valor da pressão de vapor máxima do ar; assim, diminui a vaporização da água líquida.
o potencial da água em qualquer sistema é afetado pelos fatores que reduzem ou aumentam a pressão parcial de vapor da água no sistema, e, em um sistema vegetal, são a adição de solutos, a adição de sólidos porosos que interagem com a água, por tensão superficial e microcapilaridade, que são chamadas de forças matriciais.