Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
O vaso de flor
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Por Martha Medeiros
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01 ------Neste domingo, Caio Fernando Abreu faria 73 anos. Não é uma data redonda, mas é
02 sempre oportuno lembrar este escritor que faleceu aos 47 e se tornou eterno. O Caio F dos
03 contos, das cartas, das peças de teatro, dos romances, e que sem ter conhecido o furor das
04 redes sociais, tornou-se um dos autores mais citados por elas. Qual a razão deste
05 encantamento que não se desfaz, ao contrário, só aumenta?
06 ------Deve ser porque são tempos brutos, incultos, superficiais, e Caio era o oposto disso: um
07 homem que mergulhava nos sentimentos. Aperitivava algumas experiências, mas sempre
08 desejou ___ refeição completa.
09 ------Quando todos queriam ser um sucesso, Caio queria ser amado. Acreditava que encontraria
10 no amor seu conforto espiritual, seu lugar no mundo, ele que morou em várias metrópoles sem
11 se enraizar em nenhuma, até que fez do texto o seu lugar, o seu território de reconhecimento.
12 ------Caio era pop e profundo ao mesmo tempo. Com suas palavras carregadas de poesia e
13 sensibilidade, revelava o secreto e o escuro que nos habita internamente, dando assim
14 visibilidade para aquilo que não costumamos expor ___ luz do dia.
15 ------Caio foi e ainda é um holofote, um farol, uma lanterna que ilumina as solidões mais
16 melancólicas. Interessava-se pelos outsiders e pelo lado maldito da vida, mas sem nunca perder
17 o refinamento. Domava o próprio desespero com uma elegância genuína. Ninguém foi tão
18 sofisticado ao retratar a crueza do mundo e a dor da rejeição. Escrevendo, criava cenários visuais
19 para seus leitores, como se o texto fosse um videoclipe. Sua amargura vinha sempre
20 acompanhada da descrição de um sofá estampado no canto da sala, da paisagem urbana que
21 ele via através da janela (onde certamente haveria, no parapeito, um vaso de flor), da música
22 que estava tocado (Nara Leão? Tom Waits?). Caio cultivava as suas trevas em bom ambiente,
23 não era de sofrer sem trilha sonora ou sem uma vela acesa no castiçal.
24 ------Poucos como ele narraram tão bem a aproximação entre dois estranhos: os gestos lentos,
25 as palavras bem cuidadas, os silêncios espichados. Expectativas quase nunca atingidas, que
26 resultavam em cacos que Caio juntava um a um, formando mais um mosaico da sua coleção de
27 emoções fragmentadas. Ele se foi, mas em nosso universo íntimo, somos como Caio: o tempo
28 passa, a gente se constrói, aí sopra um vento forte e nos esparrama, e então juntamos do chão
29 as partes que ficaram espalhadas e com elas nos reconstruímos, e a cada nova formatação
30 ficamos um pouco melhores do que antes, ou um pouco mais desalentados, mas nunca os
31 mesmos. Só o que não muda é o vaso de flor no parapeito da janela, atenuando nossa desolação.
32 Em meio ___ tanta bestialidade, há sempre que preparar a casa para a esperança.
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(Disponível em: O vaso de flor. Zero Hora, Porto Alegre, 11 e 12 set. 2021. Caderno Donna – texto adaptado especialmente para esta prova).
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 08, 14 e 32.
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