Considerando o contexto histórico-social do Brasil, marcado por forte desigualdade, a qual articula-se com a educação escolar, Libâneo (2001) analisa que para a escola de qualidade social, ou seja, “a escola concebida como espaço de síntese, no exercício de seu papel na construção da democracia social e política, são propostos cinco objetivos”, os quais se voltam ao desenvolvimento de capacidades cognitivas; ao de criatividade, de sensibilidade e de imaginação; à preparação para o mundo do trabalho e a sociedade tecnológica e comunicacional; à formação de valores éticos e qualidades morais, e, à formação para a cidadania, entendida, esta, como formação de um cidadão-trabalhador
zeloso de sua identidade cultural como brasileiro e respeitoso das identidades alheias.
capacitado para desenvolver suas atividades laborais e para cumprir seus deveres cívicos.
capaz de intervir criticamente na realidade para transformá-la na busca de justiça social e solidariedade.
habilitado para participar de grupos e organizações no âmbito de seu vínculo trabalhista e no social mais amplo.
preparado tanto para exigir seus direitos quanto para cumprir seus deveres, na esfera trabalhista e na social.