UNICENTRO 2010/2

Considerando as informações constantes na tabela, assinale a alternativa correta.

a

O composto mais solúvel a 18ºC é o AgCl.

b

Em dois litros, à 18ºC, é possível solubilizar totalmente 5,4 mols de KNO3.

c

À 18ºC, forma-se uma solução saturada com corpo de fundo quando dissolvem-se 4,5mol em meio litro de HCl.

d

Para solubilizar 16,6mols de AgNO3 são necessários 2 litros.

e

Sabendo que a massa molar do KCl é igual a 74,5g mol-1, em 1 litro solubilizam-se 180gramas do composto.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D

Resolução

Da tabela, a solubilidade (a 18 ºC) de cada composto é dada em mol L−1:

  • HCl → 9,4 mol L−1
  • AgNO3 → 8,3 mol L−1
  • AgCl → 10−5 mol L−1
  • KNO3 → 2,6 mol L−1
  • KCl → 3,9 mol L−1

Análise de cada alternativa

A) AgCl é o menos solúvel de todos (10−5 mol L−1), não o mais. Falsa.

B) Em 2 L pode-se dissolver \(2 \times 2,6 = 5,2\) mol de KNO3. Como 5,4 mol > 5,2 mol, parte não se dissolve. Falsa.

C) Em 0,5 L de solução a capacidade é \(0,5 \times 9,4 = 4,7\) mol de HCl. Dissolver 4,5 mol < 4,7 mol → solução ainda insaturada. Falsa.

D) Volume necessário para 16,6 mol de AgNO3: \(V = \dfrac{n}{S} = \dfrac{16,6}{8,3} = 2{,}0\) L. Corresponde exatamente ao dito. Verdadeira.

E) Massa de KCl que se dissolve em 1 L: \(3,9\,\text{mol} \times 74,5\,\text{g mol}^{-1} = 290,55\,\text{g}\), não 180 g. Falsa.

Portanto, a alternativa correta é D.

Dicas

expand_more
Lembre-se de que solubilidade é dada em mol por litro.
Use a relação n = S × V para cada alternativa que envolva quantidade ou volume.
Compare o resultado obtido com o valor apresentado na alternativa para decidir se é possível ou não dissolver tudo.

Erros Comuns

expand_more
Confundir o composto mais solúvel com o menos solúvel (marcar A).
Esquecer de multiplicar a solubilidade pelo volume ao comparar mols (marcar B ou C).
Usar massa em vez de mol para verificar a alternativa E sem converter corretamente.
Revisão

Conceitos-chave

  • Solubilidade em mol L−1 indica a quantidade máxima (em mol) de soluto que se dissolve em 1 litro de solvente a uma temperatura específica.
  • Solução insaturada: quantidade de soluto dissolvido é menor que a solubilidade.
  • Solução saturada: quantidade de soluto dissolvido atinge a solubilidade; qualquer soluto extra formará corpo de fundo.
  • Para verificar se uma dada quantidade se dissolve, usa-se \(n = S\times V\) ou \(V = \dfrac{n}{S}\).
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar