Considerando a teoria da paridade do poder de compra (PPC), que explica os movimentos da taxa de câmbio entre as moedas por meio de mudanças nos níveis de preços dos países, assinale a opção correta, segundo os ensinamentos de Krugman e Obstfeld (2010).
Quando os bens e serviços de um país se tornam mais caros, a demanda por moeda e produtos, nesse país, aumenta, não afetando a taxa de câmbio.
Em sua forma absoluta, a teoria afirma que a taxa de câmbio entre as moedas dos países é sempre igual à soma de seus níveis de preços menos os preços reais de uma cesta de mercadorias de referência.
A teoria não se apoia na lei do preço único, pois afirma que nem mesmo sob livre concorrência e na falta de impedimento ao comércio, seria possível um bem ser vendido a um preço único em diversos lugares do mundo.
Quando confrontadas com dados recentes, a PPC e a lei do preço único demonstram pouca aplicação prática, o que pode ser atribuído, entre outras coisas, às barreiras comerciais e às restrições à livre concorrência.
De acordo com a teoria em questão, a moeda de um país experimenta uma depreciação nominal em relação ás moedas estrangeiras quando a demanda global por seu produto aumenta. Nesse caso, a taxa de câmbio real do país permanece constante.