Texto I
Comportamento Geral
Gonzaguinha (1972)
Você deve notar que não tem mais tutu
e dizer que não está preocupado
Você deve lutar pela xepa da feira
e dizer que está recompensado
Você deve estampar sempre um ar de alegria
e dizer: tudo tem melhorado
Você deve rezar pelo bem do patrão
e esquecer que está desempregado
Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?
Você deve aprender a baixar a cabeça
E dizer sempre: "Muito obrigado"
São palavras que ainda te deixam dizer
Por ser homem bem disciplinado
Deve, pois, só fazer pelo bem da Nação
Tudo aquilo que for ordenado
Pra ganhar um Fuscão no juízo final
E diploma de bem comportado (...)
Disponível em: https://www.letras.mus.br/gonzaguinha/330922/ Acesso de: 12 dez. 2021.
Texto II
Declaração do forró como patrimônio cultural
e imaterial do Brasil legitima a diversidade
musical do país
Mauro Ferreira
Reprodução / Capa de disco de 1988
♪ ANÁLISE – A declaração do forró como patrimônio cultural e imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fez justiça na quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, a um universo musical tão importante quanto o samba para a construção da identidade sonora do Brasil.
Por visão etnocêntrica carioca, o samba sempre foi apresentado como o “ritmo nacional”, porque a cidade do Rio de Janeiro (RJ) é percebida como a capital cultural do Brasil.
É assim que o mundo vê a música do Brasil, embora a recente visibilidade planetária do funk esteja reconstruindo essa identidade musical que foi criada nos anos 1940 – com a ascensão nos Estados Unidos da cantora Carmen Miranda (1909 – 1955), voz do samba que acabou propagando a rumba no mercado norte-americano – e alicerçada com a explosão da Bossa Nova nos EUA a partir de 1962.
Só que, dentro das fronteiras do Brasil, o forró sempre foi tão importante quanto o samba. Com a diferença de que, a rigor, forró nunca foi um gênero musical como o samba. Forró é rótulo genérico que designa diversos gêneros musicais nordestinos, como baião, xaxado, xote e quadrilha – ritmos recorrentes na obra de Luiz Gonzaga (1912 – 1989), grande pilar da música da nação nordestina.
Forró também pode ser o coco ou o rojão cantado por Jackson do Pandeiro (1919 – 1982), rei do ritmo, também dono de obra referencial na música do nordeste do Brasil.
Contudo, forró é festa regada à alegria, dança e sensualidade em que se canta e toca até samba. Sacramentada dez anos após ter sido apresentada em 2011 pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, com apoio de mais de 400 artistas que se manifestaram através de abaixo-assinado, a declaração do forró como patrimônio cultural e imaterial do Brasil faz jus à diversidade cultural desse país de dimensão continental.
A música do Brasil precisa ser compreendida a partir dessa imensa riqueza e variedade. Artistas nordestinos não são artistas “regionais”. São artistas do Brasil, porque o forró – tanto a música quanto a festa – anima todo o país e é e sempre foi de fato e de direito um patrimônio nacional.
Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauroferreira/post/2021/12/10/declaracao-do-forro-como-patrimoniocultural-e-imaterial-do-brasil-legitima-a-diversidade-musical-dopais.ghtml Acesso de: 12 dez. 2021.
Considerando a letra da canção “Comportamento Geral”, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao conteúdo expresso na música.
Versos como “Você deve aprender a baixar a cabeça/ E dizer sempre: ‘Muito obrigado’” reforçam a crítica presente na letra em questão: oposição à noção de conformismo e passividade que se desejava passar à população, a qual enfrentava – e ainda enfrenta – inúmeros problemas sociais.
O emprego das palavras “cerveja” e “samba” remete à chamada política do “pão e circo”, que intui proporcionar entretenimento para as classes menos favorecidas, com a finalidade de afastar possíveis revoltas populares.
No decorrer de toda a canção, nota-se o teor literal de que o eu lírico faz uso, ao trazer orientações à população a respeito de como se comportar, para se ter uma vida pacífica e satisfatória, com o “bem da Nação” priorizado.
O conteúdo da música “Comportamento Geral”, publicada em 1972, ainda se mantém atual e expõe o processo de submissão de muitos em benefício de poucos, sobretudo em versos como “Você deve rezar pelo bem do patrão e esquecer que está desempregado”.
Em trechos como “Você deve lutar pela xepa da feira e dizer que está recompensado”, há alusão à naturalização da batalha árdua e diária do brasileiro, trabalhador, em busca de sobrevivência.