Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele recobre toda a superfície dos animais e forram cavidades internas de diversos órgãos. Os tecidos epiteliais se encontram assentados sobre o tecido conjuntivo que fornecem por difusão o oxigênio e os nutrientes e recebem de volta os resíduos do metabolismo para serem excretados, considerando que esse tecido não possui vasos sanguíneos. Os epitélios desempenham ainda funções importantes como: absorver alimentos, permitir as trocas respiratórias e de excretas, além de deslocar substâncias por meio do batimento ciliar.
Disponível em: Lopes, Sônia; Rosso, Sergio. Biologia. 3. ed. Saraiva: São Paulo, Vol 3, 2016. Silva Junior, César da et al. Biologia. 6. ed. Saraiva: São Paulo, 2015. Acesso em: 12/01/2022. (Adaptações).
Os esquemas acima representam a histologia de alguns tecidos epiteliais.
Observe as propostas listadas e assinale a alternativa correta.
Os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados quanto ao número de camadas celulares e presença ou não de cílios.
O exemplo 1 representa o epitélio simples pavimentoso, encontrado nos alvéolos pulmonares e no intestino onde apresenta microvilosidades.
O epitélio simples prismático cilíndrico pseudoestratificado, exemplo 2, aparenta ser formado por células diferentes e é comumente encontrado na traquéia.
O exemplo 3 caracteriza o epitélio estratificado pavimentoso, de proteção mecânica e de proteção contra a perda de água e ocorre em áreas de atrito como na pele.
O epitélio simples cúbico estratificado cilíndrico que apresenta cílios em sua parte superior, exemplo 4, é formado por células altas prismáticas e ocorre nos intestinos.