Considerada por muitos uma obra faraônica e realizada sem o devido planejamento, seu objetivo, segundo as autoridades militares que comandavam o país, era o de integrar a região amazônica internamente e estabelecer uma ligação com o resto do país. Trata-se da
implantação do sistema de comunicação via satélite.
construção do gasoduto Coari-Manaus.
construção da ferrovia Madeira-Mamoré.
construção da rodovia Transamazônica.
implantação do Projeto Jari.
Neste enunciado, há referência a uma grande obra do período dos governos militares cujo objetivo era promover a integração da Amazônia ao restante do país, ainda que sem um planejamento adequado e com grandes custos. A construção da rodovia Transamazônica (BR-230) se encaixa exatamente nesse perfil: foi iniciada no início da década de 1970, durante a ditadura militar, para ligar várias regiões do Brasil e facilitar o acesso à Amazônia, sendo considerada, por muitos, um projeto “faraônico”. Dessa forma, a resposta correta é a construção da rodovia Transamazônica.
A rodovia Transamazônica, idealizada no governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (durante o regime militar), simboliza o projeto de integração nacional via infraestruturas em larga escala. A obra foi envolvida em polêmicas de falta de planejamento, custos elevados e dificuldades de execução devido às características geográficas e climáticas da região Amazônica. A ferrovia Madeira-Mamoré, por exemplo, é de um período bem anterior (início do século XX), enquanto os demais projetos citados ocorreram em contextos históricos e finalidades distintas.