Conhecer os músculos da parede torácica e da cintura escapular, as diversas fáscias e suas relações com a mama e a axila são essenciais para o fisioterapeuta no processo de avaliação, diagnóstico e tratamento da paciente acometida com câncer de mama. Existem músculos do tronco que atuam nos movimentos da escápula, da clavícula e do membro superior, e músculos da escápula que contribuem com os movimentos do membro superior. Logo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O músculo peitoral maior têm origem no terço médio da clavícula e na face lateral da 1ª à 7ª cartilagem costal, borda lateral do esterno e parte superior do reto abdominal, insere-se no lábio lateral do sulco intertubercular do úmero e, sua função é de flexão, adução e rotação medial do braço.
( ) O músculo subclávio têm origem na primeira costela e insere-se na face inferior do terço médio da clavícula, Sua função é de depressão e protrusão da escápula e é um importante estabilizador da clavícula em movimentos do ombro.
( ) O músculo redondo menor têm origem nos processos espinhosos de T2 a T5 e insere-se na borda medial da escápula, sua função é de retração, elevação e adução da escápula.
( ) O músculo grande dorsal têm origem nos últimos 6 processos espinhais vertebrais torácicos, na crista ilíaca e na fáscia toracolombar, e insere-se no lábio intertubercular do úmero, sua função é de extensão, adução e rotação medial do braço.
( ) O músculo infraespinhal têm origem na fossa supraespinhal da escápula e insere-se no tubérculo maior do úmero, sua função é de rotação lateral e abdução do braço (0 a 30°).
V – V – F – V – F.
F – F – V – F – V.
F– V – F – F – F.
V – F – V – V – V.