Conhecer a estrutura da população sob os aspectos (etário, profissional, educacional, disponibilidade de força de trabalho) é de maior importância para os governantes ou dirigentes responsáveis pelo planejamento econômico de um país. Conhecendo a estrutura etária da população, é possível, por exemplo, saber quantos novos empregos, novas vagas nas escolas e novas habitações terão de ser criados para atender às necessidades da população.
Com base na afirmação e nos conhecimentos sobre a estrutura, a população mundial e latino-americana, é correto afirmar:
A representação gráfica de um país subdesenvolvido, através de uma pirâmide etária, deve conter base larga, indicando alta natalidade e topo estreito, evidenciando a baixa expectativa de vida.
Os nascimentos não demonstram um grande desequilíbrio entre os sexos, mas, posteriormente, nota-se um predomínio do número de pessoas do sexo masculino.
Os países desenvolvidos da Europa agrupam a maior parte da PEA (População Economicamente Ativa) no setor primário, enquanto os países subdesenvolvidos da América Latina possuem a sua população economicamente ativa concentrada no setor secundário.
O corpo da pirâmide estária de um país desenvolvido encontra-se em processo de alargamento, em razão do crescente percentual de idosos na sua população.
Os países subdesenvolvidos industrializados concentram sua PEA em um setor terciário hipertrofiado, devido à mão de obra possuir boa qualificação profissional.