TEXTO PARA AS QUESTÕES 11 e 12
“A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas. Nesse sentido, as manifestações artísticas não podem ser reduzidas às produções legitimadas pelas instituições culturais e veiculadas pela mídia, tampouco a prática artística pode ser vista como mera aquisição de códigos e técnicas. A aprendizagem de Arte precisa alcançar a experiência e a vivência artísticas como prática social, permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores.
A prática artística possibilita o compartilhamento de saberes e de produções entre os alunos por meio de exposições, saraus, espetáculos, performances, concertos, recitais, intervenções e outras apresentações e eventos artísticos e culturais, na escola ou em outros locais. Os processos de criação precisam ser compreendidos como tão relevantes quanto os eventuais produtos. Além disso, o compartilhamento das ações artísticas produzidas pelos alunos, em diálogo com seus professores, pode acontecer não apenas em eventos específicos, mas ao longo do ano, sendo parte de um trabalho em processo.
A prática investigativa constitui o modo de produção e organização dos conhecimentos em Arte. É no percurso do fazer artístico que os alunos criam, experimentam, desenvolvem e percebem uma poética pessoal. Os conhecimentos, processos e técnicas produzidos e acumulados ao longo do tempo em Artes visuais, Dança, Música e Teatro contribuem para a contextualização dos saberes e das práticas artísticas. Eles possibilitam compreender as relações entre tempos e contextos sociais dos sujeitos na sua interação com a arte e a cultura.”
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018, pp. 193-194.
Conforme propõe a BNCC, a experiência artística é caracterizada por seis diferentes dimensões do conhecimento que, articuladas de forma integrada, facilitam os processos de ensino e de aprendizagem da arte, são elas:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018, pp. 193-194.
Assinale a alternativa que apresenta essas dimensões:
Criação; crítica; estesia; expressão; fruição; reflexão.
Criação; crítica de arte; estética; expressão, contextualização; reflexão.
Concepção; crítica; sinestesia; expressão; fruição; reflexão.
Criação; crítica; estesia; expressão; fruição; apresentação.
Concepção; crítica de arte; estesia; expressão; contextualização; apresentação.