Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as projeções da população do Brasil e das Unidades da Federação são elaboradas com base nas informações sobre os componentes da dinâmica demográfica oriundas dos censos demográficos, das pesquisas domiciliares por amostragem e dos registros administrativos de nascimentos e óbitos investigados.
Analisando as informações contidas nas pirâmides etárias (A) e (B) que representam o território brasileiro e o estado do Rio Grande do Sul, sendo a de 2010 elaborada a partir do Censo Demográfico e a de 2050 uma projeção, é possível constatar que:
I. As pirâmides etárias têm se modificado nas últimas décadas, revelando uma situação de envelhecimento da população, o que permite afirmar que tanto o Brasil quanto o Rio Grande do Sul chegarão em 2050 com mais de 50% de seus habitantes em idade adulta e idosa.
II. A última fase do crescimento populacional é caracterizada pelas altas taxas de natalidade e de mortalidade, situação característica dos países em desenvolvimento. Conforme a projeção, o Brasil e o Rio Grande do Sul alcançarão esse perfil em 2050.
III. O crescimento demográfico brasileiro é gradativamente menor, o que permite inferir que em algum momento passará a ser negativo, ou seja, ocorrerá uma redução no número de habitantes e a elevação na média de idade da população.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.