Como bilhões de raios podem ter sido a origem da vida na Terra.
Essa é a conclusão de uma pesquisa recente da Universidade Yale, nos Estados Unidos, e da Universidade de Leeds, no Reino Unido. O estudo aponta que, durante milhões de anos, os raios que atingiram a Terra liberaram o fósforo necessário à criação das biomoléculas que eram a base da vida no planeta.
Os autores da pesquisa dizem que a descoberta ajuda a entender como a vida pode ter se formado na Terra e como poderia estar se formando em outros planetas.
Fonte: BBC, 17/03/2021. Disponível em: https://www.bbc.com.
A respeito da origem da vida na Terra, analise as afirmações a seguir.
I. De acordo com a evolução química, moléculas simples presentes na atmosfera da Terra primitiva passaram por diversas reações, formando moléculas orgânicas.
II. Utilizando materiais que continham os elementos carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N) e vapor de água simulando a atmosfera primitiva com aquecimento e descargas elétricas, o cientista Stanley Miller conseguiu produzir moléculas orgânicas.
III. Acredita-se que o primeiro ser vivo, ou seja, a primeira célula tinha estrutura e funcionamento muito simples, sendo formada por uma membrana plasmática, delimitando um citoplasma, no qual estavam presentes as moléculas de ácidos nucleicos.
IV. Francesco Redi, médico e biólogo de Florença, realizou experimentos com balões do tipo pescoço de cisne, mostrando que um líquido, ao ser fervido, não perde a chamada "força vital", como defendiam os adeptos da abiogênese.
V. Oparim e Haldane, de forma independente, assumiram a ideia de que a vida iniciou de uma evolução química. Segundo essa teoria, a atmosfera primitiva da Terra era formada por amônia, metano, oxigênio, hidrogênio e vapor de água.
Todas as afirmações estão corretas em:
I, III e V
I, II e IV
I, II e III
II, IV e V