"Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada." (atribuído a Carlos Drummond de Andrade). A necessidade hídrica dos vegetais é uma característica das diferentes espécies que constituem o Reino Vegetal. Muitas vezes, está condicionada a situações edafoclimáticas e à fisiologia das plantas.
Após analisar as proposições abaixo, assinale a alternativa correta.
I) Todos os vegetais apresentam ciclo reprodutor com alternância de gerações, com meiose intermediária ou gamética, com exceção das pteridófitas isosporadas, que são precursoras dos vegetais fanerógamos.
II) A Dawsonia superba, nativa da Nova Zelândia, é uma avenca gigante com esporófitos que atingem 50 cm de altura. Apresenta um esboço de tecido condutor (hadrome), precursor da vascularização dos vegetais. Os hidroides conduzem seiva orgânica e teriam originado o líber; já os leptoides conduzem seiva inorgânica, originando supostamente o lenho.
III) A sifonogamia é uma característica dos vegetais inferiores, que são condicionados ao quimiotactismo para a migração dos núcleos espermáticos até a oosfera. Já a endosporia é uma característica dos vegetais superiores, que apresentam a germinação do megásporo no interior do megasporângio.
IV) No saco embrionário das gimnospermas, encontramos sete células com oito núcleos gaméticos, entre as quais se destacam: oosfera, núcleos polares, antípodas e sinérgides. O pinhão é o óvulo fecundado e desenvolvido que origina a semente nua.
V) As angiospermas monocotiledôneas são criptógamas portadoras de ovário, cuja fecundação dá origem a frutos com sementes e frutos partenocárpicos induzidos por auxinas, giberelinas e citocininas. Juntamente com as angiospermas dicotiledôneas, são os únicos vegetais com flores verdadeiras, monóclinas e heteroclamídeas.