Com relação aos tipos de ação patogênica dos parasitos, assinale a alternativa correta.
Algumas espécies produzem metabólitos que podem lesar o hospedeiro, caracterizando, assim, a ação enzimática. É o caso, por exemplo, das reações alérgicas provocadas pelos metabólitos do Astianax lumbricoides.
São exemplos de ação espoliativa a penetração da pele por cercárias de Schistosoma mansoni e as lesões ao epitélio intestinal causadas pelo Tripanosoma cruzi ou pelos Ancylostomatidae a fim de obter alimentos assimiláveis.
A ação traumática é provocada, principalmente, por formas larvárias de helmintos, embora vermes adultos e protozoários também sejam capazes de fazê-lo. Exemplos dessa ação são a migração cutânea e pulmonar pelas larvas de Ancylostomatidae, ou o rompimento das hemácias pelo Plasmodium.
Algumas espécies podem impedir o fluxo do alimento, da bile ou da absorção alimentar. Assim, o enovelamento de Astianax lumbricoides dentro de uma alça intestinal, obstruindo-a, é um exemplo de ação tóxica.
Ação mecânica é quando o parasito absorve nutrientes ou sangue do hospedeiro. É o caso dos ciclídeos, que ingerem sangue da mucosa intestinal e deixam pontos hemorrágicos na mucosa quando abandonam o local da sucção.