Universidade Federal de Viçosa 2022

Leia o caso a seguir para responder às questões 18, 19 e 20.


Pedro, 55 anos, lavrador, vem acompanhado da sobrinha que relata que o paciente tem apresentado quedas da própria altura há 6 meses. Um desses episódios motivou procura ao serviço de emergência devido a trauma crâneo encefálico que foi investigado, sendo descartada qualquer lesão encefálica. Ademais, a sobrinha relata que o paciente tem tido comportamentos estranhos, como sorrir sem aparente motivo. O paciente relata o problema com as quedas, mas acha que é coisa da idade, queixando-se de tontura: “a minha labirintite deve ter voltado”, relata o paciente.

Previamente o paciente é hígido, sem uso de medicações ou histórico de cirurgias. Na família, sua mãe faleceu aos 89 anos enquanto dormia, possuindo hipertensão arterial sistêmica bem controlada. Não sabe informar sobre o pai, que o abandonou ainda quando criança. O paciente fuma cigarro de palha desde os 15 anos, cerca de 3 unidades ao dia, sem fazer uso de bebida alcoólica ou de outras substâncias. Não pontua no GAD-7 ou no HAM-D.

Ao exame físico, o paciente é lúcido, orientado no tempo e no espaço, anictérico, acianótico, com boa perfusão capilar periférica.

PA 140x80mmHg em MSD sentado, 140x70mmHg em MSD deitado. RCR em 2T com desdobramento inspiratório de B2 em segundo espaço intercostal esquerdo.

Testes cognitivos com Mini-mental de Folstein de 27, apresentando teste de perseveração positiva.

Movimentação ocular extrínseca preservada, pupilas isofotorreagentes, fundo de olho com disco óptico nítido, escavação fisiológica preservada, sem alterações em vasos ou retina.

Reflexos Osteotendíneos preservados e simétricos, sinal de Hoffman ausente, reflexo cutâneo plantar em flexão. Sem reflexos primitivos presentes.

Manobra de Mingazzini negativa.

Sem disdiadococcinesia ou dismetria.

Marcha atípica, mas com tendência à queda do lado esquerdo ao Tandem. Romberg negativo. Sensibilidade tátil, térmica, vibratória e propriocepção preservadas.

Sensibilidade cortical: Consegue discernir o toque unilateral em cada dimídio, mas, quando estimulado bilateralmente, não reconhece o lado direito. Não é capaz de discernir uma bola de tênis de um copo com olhos fechados e não é capaz de identificar a letra escrita na palpa de sua mão com os olhos fechados também à direita.

HINTS: Teste da impulsão da cabeça negativo, sem nistagmo, sem desvio do olhar (“Skew Test” negativo) e dix halpike sem alterações.

Com relação à queixa do paciente sobre tontura, assinale a afirmativa INCORRETA:

a

A provável causa da tontura do paciente pode estar relacionada com a queixa de queda trazida pela sobrinha.

b

A classificação de Drachman para tonteira inclui “desequilíbrio”, podendo ser essa a tontura do paciente.

c

Quadros de alteração comportamental merecem investigação criteriosa para se excluir possível causa grave.

d

Deve-se iniciar antivertiginoso, pois trata-se de um caso conhecido do paciente, para o qual já houve melhora antes.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar